O DEUS QUE CONTINUA NO COMANDO DA HISTÓRIA - Reflexões no livro de Jó sobre algumas inquietações do Teísmo Aberto
Ultimamente, uma velha heresia, que já estava atacando a igreja do Senhor nos Estados Unidos, vem ganhando corpo no Brasil. Nuances do Teísmo Aberto já foram vistas ao longo da história, conforme excelente apanhado histórico fornecido por John Frame, no capítulo 2 do livro “Não há outro Deus”, da Cultura Cristã. No entanto, confesso que fui tomado de surpresa ao ler uma publicação no jornal Folha de Boa Vista, da cidade em que resido, com o título: “Tsumami e uma Teologia da Compaixão”autografado por Márcio Rosa, pastor da Assembléia de Deus Betesta, em Boa Vista-RR. Ele segue a mesma linha do presidente de sua organização, Ricardo Gondim, que chegou a afirmar recentemente em seu Twiter: “O deus que ‘administra’ os eventos tem propósitos insondáveis e que, pra cumpri-los, deixa tragédias acontecerem, é um demônio (sic).”
Os eventos que deflagraram a derrocada financeira de Jó vieram num único dia. Coincidência? Acidente? Deus foi tomado de assalto? Certamente que não. Tanto povos quanto a natureza serviriam a seu propósito, conforme narrativa de Jó 1.14-19, intercalando-se eventos onde povos são usados com os eventos onde a natureza é usada:
1. Os sabeus roubaram os bois e jumentas e mataram todos os servos;
2. Caiu fogo do céu e queimou todas as ovelhas e todos os servos;
3. Os caldeus levaram os jumentos e mataram todos os servos;
· Quem rega a terra? Salmo 65:9-10 – 9 Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, porque para isso a dispões, 10 regando-lhe os sulcos, aplanando-lhe as leivas. Tu a amoleces com chuviscos e lhe abençoas a produção.
· Quem faz os relâmpagos e os ventos? Salmo 135:7 – Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios.
· Jó 2:10 – temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?
· Jó 6:4 – Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim cravadas, e o meu espírito sorve o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim.
· Jó 9:24 – A terra está entregue nas mãos dos perversos; e Deus ainda cobre o rosto dos juízes dela; se não é ele o causador disso, quem é, logo?
· Jó 13:21 – alivia a tua mão de sobre mim, e não me espante o teu terror.
· Jó 16:7 – Na verdade, as minhas forças estão exaustas; tu, ó Deus, destruíste a minha família toda.
· Jó 19:21 – Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me atingiu.
Jó 16.7 é chocante, mas não podemos ignorar que Jó está declarando isso por sua convicção da soberania divina. Os convictos do Teísmo Aberto creem num deus que seria incapaz de fazer o que Jó afirmou que ele fez, pois isso os confrontaria com o atributo divino que destacam: o amor, mesmo que sua interpretação desse amor seja equivocada. Lógico que Deus é amor, mas ele age amorosamente conectado com seus planos, que muitas vezes estão ocultos à vida de quem ele ama. Jó, conquanto esteja sofrendo e lamentando por tudo aquilo, mantém seu coração íntegro mesmo em meio à dor, sabendo que há mistérios divinos maiores que sua compreensão.
Os amigos de Jó pensavam que todo aquele sofrimento o estava abatendo por causa de um pecado que havia cometido: Jó 4:7-8 – Lembra-te: acaso, já pereceu algum inocente? E onde foram os retos destruídos? 8 Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniqüidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam. Jó 5:17 – Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.
Mas todo o sofrimento que Deus estava provocando em Jó nada tinha a ver com punição por pecado ou disciplina, nem como consequência de um ato iníquo que Jó houvesse cometido.
3. DEUS EXPÕE AS LIMITAÇÕES DO ENTENDIMENTO HUMANO E MOSTRA SEU AMOR E MISERICÓRDIA
Deus foi ao encontro de Jó de maneira contundente após seus inúmeros questionamentos: Jó 38:2-4 – 2 Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? 3 Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Em outras palavras: recolha-se às limitações de seu entendimento humano, Jó! Eu é que sou o todo poderoso e que tenho a visão exata do que estou fazendo.
O Teísmo Aberto é uma tentativa de humanizar a teologia, diminuindo Deus às categorias humanas. Seus fundamentos bíblicos não se sustentam porque existem muitos textos bíblicos que destacam o senhorio de Deus sobre tudo e todos, sua ação soberana na história e na condução de todas as coisas, mesmo que por caminhos ocultos ao homem. Basta ler a história de José, e a conclusão à que ele chega sobre a ação de Deus na sua história e na história da humanidade: Gênesis 45:5 – 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Gênesis 50:20 20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. José não vê a ação de Deus na sua história apenas no epílogo. Quando é chamado para interpretar o sonho de Faraó, diz: Genesis 41:16 – Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó. Deus é quem conhece o que acontecerá no futuro e conduzirá durante os sete anos de fartura e sete anos de escassez. É Deus que conduz e prepara o caminho.
No final do livro, Jó faz uma declaração maravilhosa de fé. Jó 42:2-3 – 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Ele está convencido de que Deus tem sempre um plano e que esse jamais será frustrado. Dizendo isso ele reconhece que Deus não deixa nenhuma margem de que seus desígnios possam ser de alguma forma frustrados. Também reconhece suas limitações humanas que estão longe da onisciência divina. Não podemos julgar tudo meramente sob a ótica humana, frágil e limitada. De acordo com o Dr. Daniel Santos Jr., doutor em Antigo Testamento e professor do Centro de Pós-Graduação da Igreja Presbiteriana do Brasil “Andrew Jumper”, “‘Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos podem ser frustrados’ deve ser literalmente entendido como ‘Eu sei que tu és capaz de fazer qualquer coisa, e aquilo que fazes ninguém pode adulterar o propósito original’. Com este pronunciamento, Jó estava reconhecendo que o fato de não entendermos o que Deus esta fazendo não se constitui numa razão para duvidarmos de suas intenções.”
Tem gente que vai direto a Jó 42:10 – Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Mas o objetivo final do Senhor não era esse, mas confirmar a Satanás que a devoção de Jó não era interesseira. Portanto, é fundamental observar o que Jó fala a Deus antes dessa restituição: Jó 42:5-6 – Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. 6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó não afirmou isso após uma promessa de restauração material e física. Provavelmente ele ainda estava coberto de chagas e o cenário ao redor permanecia tragicamente o mesmo. Mesmo assim ele percebe que tudo o que lhe ocorrera, o aproximara ainda mais do Senhor. Se tudo fosse surpresa, o deus do Teísmo Aberto estaria somente lamentando ao lado de Jó, perplexo ante tudo o que lhe ocorrera, e Jó estaria, no máximo, com uma companhia impotente ao seu lado.
Concluindo...
1. Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. É capaz de usar sabeus, caldeus, fogo do céu e ventos de acordo com seu propósito. O mundo não está à mercê de sua própria sorte.
2. O livro de Jó é um confronto direto com a convicção do Teísmo Aberto de que Deus não está diretamente relacionado com o sofrimento humano.
3. Lógico que há tragédias naturais que estão relacionadas diretamente ao uso irresponsável que o homem faz do meio ambiente. Um deslizamento de um morro pode ser fruto de uma ocupação indevida. Mas mesmo esses eventos não pegam Deus de surpresa e podem ser usados para salvar outras vidas. Releia a história de José (Gênesis 37 a 50) e perceba como Deus usa as irresponsabilidades e maldades humanas para cumprir o seu plano.
4. Conquanto tenha provocado tudo o que aconteceu com Jó, Deus jamais o abandonou à própria sorte, mas amorosamente conduziu tudo de acordo com um plano maravilhoso, que incluiu tanto a restauração espiritual de Jó quanto a restituição dobrada de tudo o que tinha anteriormente.
Heleno Filho
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8 comentários:
Heleno,
Que artigo maravilhoso! Espero que os teístas abertos leiam com o coração aberto. Fui muito edificado e confirmado no ensino que tenho recebido e passado adiante.
Abraço!
Estimado Charles, Gostei muito do texto! Deus siga abençoando suas postagens.
Leandro de Almeida
Charlão, temos um compromisso com a verdade expressa na Palavra de Deus e não podemos ficar inativos enquanto muitos a tem usado no meio "evangélico" de forma deturpada.
Abraços!
Querido Leandro, agradeço o comentário, mesmo que direcionado ao Charles. Mas isto é natural, já que me tornei colaborador do blog recentemente. Um forte abraço!
Heleno, espero que agora o meu comentário seja publicado. Parabéns pela postagem e pela apologia à doutrina contida nas Escrituras. Conheço você e sei de seu zelo doutrinário.
Grande abraço.
Alfredo.
Obrigado, Duda. Pode deixar que não censuraremos mais suas postagens, rsrs...
Abraços, grande amigo!
Acabei de receber um e-mail horroroso que afirma essa heresia do Teísmo aberto. Uma entrevista que Anne Graham deu falando sobre onde estava Deus no 11 de Setembro e etc. Ela afirmou que Deus não estava lá.
Recomendei a quem me enviou que lesse essa postagem, que por sinal está excelente.
Abraço!
Essa teoria teológica chega ao absurdo!
Obrigado, Gabi.
Abraços!
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