Tecnologia do Blogger.

24 maio 2013

Música para Crianças


Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6
Heleno Guedes Montenegro Filho

Meu objetivo nesta primeira postagem sob esse título é dar algumas dicas e opções de boa música que possam servir de apoio aos pais na educação teológica e também musical de seus filhos.

No que se refere à preferência musical de maneira geral, os critérios dourados permanecem os mesmos: Fp. 4.8: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Digo isto com um alerta inicial: há músicas para criança no mercado “gospel” que não é adequada por não ter qualidade musical, bíblica e teológica. Abordarei mais sobre isto em outras postagens.

Por hora, quero iniciar destacando o excelente trabalho do projeto “Crianças Diante do Trono”, cujo primeiro produto foi lançado em 2002 com o mesmo título do projeto. Em 2003 foi lançado “Amigos de Deus”, 2004 “Quem é Jesus”, 2005 “Vamos compartilhar”, 2006 “A arca de Noé”, 2007 “Samuel” e mais recente, em 2012, “Davi”, todos lançados tanto em CD como em DVD. Naturalmente que os pais devem estar atentos à norma dourada que estabelece critérios para a avaliação de cada um desses trabalhos. No geral eu me arrisco a dizer que possuem bom conteúdo bíblico e aplicativo.

 “Davi”, a produção mais recente, é um excelente material sob vários aspectos: 1. Beleza das melodias; 2. Conteúdo bíblico; 3. Conteúdo teológico – destaco a clareza com que foi demonstrada a importante ligação de Davi com Jesus, falando deste como o “ta-ta-ta-ta-ta-raneto” do rei Davi; 4. Conteúdo aplicativo – quando Deus utiliza Davi, a partir das ferramentas que ele possui, para derrotar Golias e que desde pequeno o Senhor o estava preparando para ser um grande rei, através de experiências como a de matar um urso e um leão, frequentar o palácio de Saul etc; 5. Excelentes arranjos – possibilitando às crianças um contato com vários estilos musicais, principalmente brasileiros! Destaco alguns como exemplo:

1. “Marchinha” – um ritmo tipicamente brasileiro, usado na música “A Bíblia é a Palavra de Deus”:



2. “Forró” – outro ritmo brasileiro, utilizado na música com que tem uma pitada de humor: “Quem será o novo rei?”:



3. “Jazz” – Estilo refinado internacionalmente conhecido, presente na canção: “O seu dia vai chegar”:



Nas próximas postagens minhas estarei abordando um pouco mais sobre esse tema e indicando outras boas opções para pais e educadores de pequeninos.

4 comentários:

Allynny Farias,  24 de maio de 2013 às 11:06  

Que bom que podemos ter esse auxílio.
Aguardo pelas próximas postagens.

Unknown 24 de maio de 2013 às 11:48  

Heleno, parabéns pela postagem, excelente. Concordo com vc, o material infantil do Diante do Trono é ótimo e realmente o último Cd/Dvd sobre a história de Davi está maravilhoso. Gosto muito quando eles utilizam ritmos nacionais em suas canções. Recomendo!

No aguardo de mais dicas sobre introdução musical aos meus filhinhos!!

Heleno Filho 25 de maio de 2013 às 18:43  

Obrigado, queridas Allynny e Deise. As próximas postagens serão sobre louvor congregacional para crianças - para ser usado num culto com crianças, por exemplo, e também para entretenimento a apreciação artística mesmo que não adequados para o culto.

Beth,  7 de junho de 2013 às 16:55  

Saudades do tempo em que o Gideon era criança!
Realmente a música é um meio muito eficaz para o ensino da Palavra de Deus!
Amei excelente!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger.