Tecnologia do Blogger.

08 março 2013

“Eu não quero morrer. Por favor, não me deixe morrer.”



Estas foram as últimas palavras do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, segundo o chefe da Guarda Presidencial, general José Ornella. Nelas estão expressas a angústia de quem gostaria de permanecer vivo (e lutou bravamente por isto) e a realidade da impotência de domínio sobre o tempo de vida e o momento da morte. Não. Não se trata de uma crítica. Suas palavras nos ajudam a refletir um pouco sobre o que é capaz de atormentar o homem e sobre onde encontrar a cura definitiva para essa aflição.
Ao falar sobre a ansiedade e o tempo que gastamos por preservar a sua vida, Jesus Cristo afirmou em Mateus 6.27 – Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Isto é: não há como você aumentar o tempo de sua vida, por mais que deseje e possa até pagar por isto! O caminho pelo qual todos terão que passar é pela morte (a não ser os que estiverem vivos na segunda vinda de Cristo – 1 Coríntios 15:52).
A morte é tão dolorosa para os que ficam que Jesus, em seu estado de humilhação, chorou por seu amigo Lázaro (João 11:35). Mas naquele episódio de morte Jesus discorreu sobre a vida: João 11:25-26 –  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? A ressurreição de Lázaro anunciou que aqueles que estão em Cristo não encontrarão a morte apenas e o fim da existência, mas a continuidade da vida!
Não gostamos de refletir sobre a morte. “Isto pode trazer mal agouro”, diriam alguns. Somos ensinados e treinados a viver intensamente como se fôssemos eternos em nossa existência. Mas basta uma leve suspeita de enfermidade para percebermos quão frágil é a existência do nosso ser. Por isto devemos viver e usufruir da vida que Deus nos dá (Eclesiastes 9:9-10 – Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.  10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.), sem esquecer dessa realidade: Eclesiastes 9:12 – Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles. Por mais perfeitos que sejam nossos planos e projetos de vida, não temos controle absoluto sobre eles.
Enquanto escrevo esta reflexão, minha cidade de Boa Vista (RR) encontra-se enlutada pela morte de um comunicador, publicitário e jornalista reconhecido pela seriedade com que exerceu a sua profissão. Wilson Barros, o “tio Wilson”, faleceu aos 47 anos vítima de um enfarto fulminante. E o pensamento se vai: um trabalhador honesto, pai de família, jovem... Mas a “calamidade” lhe caiu repentinamente, conforme Eclesiastes 9.12. Aos familiares, amigos e companheiros de trabalho, nossos sinceros sentimentos de pesar e que encontrem no Deus bendito o consolo por meio do seu Espírito Santo.
Não sabemos quando e não sabemos como a morte nos alcançará, mas de uma coisa podemos saber com certeza: João 5:24 – Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Quem está com a sua vida ancorada em Deus, reconhece o sacrifício de Cristo na cruz e está disposto a seguir seus passos encontrará o consolo que começa aqui e que se perpetuará:

Apocalipse 21:3-7
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo:
Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles.
Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E LHES ENXUGARÁ DOS OLHOS TODA LÁGRIMA, E A MORTE JÁ NÃO EXISTIRÁ, JÁ NÃO HAVERÁ LUTO, NEM PRANTO, NEM DOR, PORQUE AS PRIMEIRAS COISAS PASSARAM.
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Google Search

  ©Template by Dicas Blogger.