Tecnologia do Blogger.

02 maio 2020

CORAÇÃO FIRME EM TEMPOS SOMBRIOS DE PANDEMIA


Iniciamos o mês de maio de 2020, e muito do que havíamos planejado, no início do ano, parece desvanecer ante nossos olhos. As más notícias tomam conta das manchetes de jornais e das rodas de conversa pelo país. E mesmo quando fugimos de as saber, eis que uma “alma generosa” faz questão de nos lembra de tais notícias, enviando-as por mensagem de WhatsApp. Vivemos os tempos sombrios de uma pandemia que grassa em nosso planeta e em nosso Brasil, onde Deus, o Soberano Senhor, desmascara alguns ídolos do nosso coração. Por vezes me vejo traído por meu enganoso coração (Jeremias 17:9) a ficar ansioso e amedrontado. Calma, minha fé em Cristo permanece inabalável (até porquê foi me dada e sustentada por Ele). Mas já me peguei algumas vezes tendo que dizer de maneira áspera a mim: Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. (Salmos 116:7).

O texto acima, desvela o risco de crer de uma maneira e viver de outra: como se não soubéssemos que o Senhor é generoso para conosco. “É óbvio que o Senhor é generoso, fiel e que cuida de mim!”, diríamos. Então, qual é o motivo de temer por algo que venha a nos acontecer agora ou futuramente? Desde quando estamos iludidos a pensar que temos o controle total de nossa vida? Não temos, nunca tivemos e nunca teremos! O meu “eu” é que me ilude quanto a isso. Por isso mesmo que o salmista exorta a si: “Volta, minha alma, ao teu sossego!” De que adianta se afligir, andar ansioso e se atemorizar? É algo contraproducente (para não dizer o mínimo – na realidade, é pecado mesmo) já que nunca, de fato, a humanidade teve (e nem nunca terá) tudo ao controle de seus dedos.

O autor do Salmo 112:7, afirma sobre os justos: Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor. Vale uma observação teológica aqui: por “justos”, entenda, são os que foram justificados por Deus, por intermédio da morte vicária Cristo. Para com esses, a quem nasce luz nas trevas (Salmo 112:4a), o Senhor é benigno, misericordioso e justo (Salmo 112:4b). A esses, a exortação do Senhor, por meio de sua Palavra, é clara: Não se atemorize ante às más notícias! Você tem um Deus que já iluminou seus passos. Você não serve a um Senhor que é pego de surpresa e que não sabe onde tudo isso vai acabar. Ele não está às escuras! Ele não em inclinações político-partidárias. Ele é bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores (1Timóteo 6:15).

Não pense que “o melhor ainda está por vir”: Ele já veio: Cristo! João 1:5, afirma a seu respeito: A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Direcione sua vida a esse Farol. Não pense que sua vida só estará totalmente segura quando os pesquisadores ou governantes afirmarem: “temos a cura (ou vacina) para a COVID-19!” Sim, você até deve orar por isso, e em favor deles (1 Timóteo 2:1-3), mas diga ao seu coração que esperança não está lá, conforme nos afirma a Palavra: Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. (Salmo 146:3). Tempos como esse, que expõem nossa fragilidade e impotência diante da vida, convida e nos exorta a descansar à sombra do Onipotente (Salmo 91.1), e a obedecer: Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. […] Descansa no SENHOR e espera nele (Salmos 37:5, 7a).

Senhor, aumenta-nos a fé!!

Heleno Guedes Montenegro Filho


Ouça essa belíssima canção de Edilson Botelho Nogueira:


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger.